RIO – Um dos momentos mais tradicionais da cerimônia do Oscar — a apresentação dos indicados ao prêmio de melhor canção original — não deve acontecer na edição de 2012, marcada para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles. Segundo o site Deadline Hollywood, os produtores do evento resolveram cortar os números musicais, supostamente para tornar a transmissão pela televisão mais enxuta. Este ano, apenas duas canções foram indicadas ao prêmio. Uma delas é “Real in Rio”, música de abertura do longa-metragem de animação “Rio”, do carioca Carlos Saldanha, uma parceria entre o baiano Carlinhos Brown, o niteroiense Sérgio Mendes e a americana Siedah Garrett. A outra selecionada foi “Man or Muppet”, de “Os Muppets”, do neozelandês Bret McKenzie.
Brown vai à cerimônia
Mesmo ainda não confirmada oficialmente, a decisão causou fortes protestos dos estúdios Fox (“Rio”) e Disney (“Os Muppets”), que lutam nos bastidores para que ela seja revertida, pressionando os consultores musicais da cerimônia, Pharrel Williiams (do grupo N.E.R.D.) e Hans Zimmer. Essa não seria a primeira vez em que a cerimônia aconteceria sem essas apresentações musicais. Na premiação de 1989, nenhum dos indicados teve espaço para se apresentar.
A escolha de apenas duas músicas para concorrer ao Oscar deste ano foi atribuída a um complexo sistema de votação entre os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Isso teria deixado de fora artistas como Elton John, Mary J. Blige e Sinead O’Connor.
Em Salvador, a assessoria de imprensa de Carlinhos Brown confirmou que o cantor baiano vai viajar para os Estados Unidos e participar da cerimônia do Oscar, independentemente de a apresentação ocorrer ou não. Um dos músicos brasileiros mais reconhecidos no exterior, Sérgio Mendes, morador de Los Angeles, esteve presente, ao lado de Brown — de quem gravou cinco músicas no premiado disco “Brasileiro”, de 1992 — , no lançamento do filme, em março de 2011, no Rio, ao lado de Saldanha e de atores como Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e Rodrigo Santoro e de músicos como Will.i.am e Bebel Gilberto.
As informações são do O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário