quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Chaves” – À 41 anos em nossos corações

Quem não lembra do menino pobre que apronta muitas confusões em uma vila simples, onde moram uma Senhora com seu filho, uma mulher que as crianças dizem ser uma bruxa, e um Senhor magro com aparência de cansado. Este é um pequeno resumo do seriado “Chaves”, que já está à 41 anos em nossos corações.
“El Chavo Del Ocho”, seu nome original, estreou em 20 de Junho de 1971 dentro do “Programa Chespirito”. A série foi criada por Roberto Gómez Bolaños, conhecido até hoje como o eterno Chaves.

No início o programa contava apenas com os personagens Chaves, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda e Quico. No decorrer dos episódios, foi necessário que mais Atores e Atrizes fizessem parte do Elenco. Assim surgiram Dona Clotilde, Sr. Barriga, Prof. Girafales, Pópis, Godinez e Nhonho.

A partir de 1973, o programa deixou de ser exibido dentro do “Programa Chespirito” e passou a ter episódios de 30 minutos. Neste ano, também foi a vez de Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, deixar o Elenco da série por causa de sua gravidez.

A partir daí, Quico começou a ganhar muito destaque no programa, e ele acompanhado de Chaves e Seu Madruga, formavam o trio que dava graça ao programa.


Em 1975, Chiquinha volta ao programa, mas com menos destaque, o episódio da volta dela ao programa se chama “O Regresso da Chiquinha”, e é exibido até hoje.

Anos depois, em 1979, depois de muitas desavenças entre Roberto Bolaños e Carlos Villágran, Carlos deixa o programa para seguir sua carreira solo, pouco tempo depois, Ramón Valdéz deixa o programa por problemas de saúde, sendo assim, Roberto decide que o “Programa Chespirito” voltaria ao ar no ano seguinte.

Dois anos depois, em 1981, Ramón Valdéz volta ao programa, mas depois de alguns episódios se afasta novamente. Este seria o último ano em que ele participaria do seriado, pois o eterno Seu Madruga veio a falecer em 9 de Agosto de 1988.

Em 1984, “Chaves” é exibido pela primeira vez no Brasil, dentro do programa “Bozo”.
Os anos se passaram, e aos poucos o programa ia perdendo sua graça, até que em 1992, Roberto Bolaños decide encerrar as gravações do programa, seu último episódio é “Américas e Fenômenos”, que foi exibido pelo SBT em 2001 dentro do “Clube do Chaves”.

Em 3 de Fevereiro de 1994, morre Raúl Padilla, conhecido por interpretar Jaiminho, durante as temporadas de 1980, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1991.


Em 25 de Março de 1994, morre Angelines Fernández, a Dona Clotilde.

Em 21 de Novembro de 1999, Horácio Gómez Bolaños (Na vida real, irmão de Roberto Bolaños) morre na Cidade do México aos 69 anos de idade.

E até hoje, muitas entrevistas com o Elenco foram feitas, e apesar da série não ser mais gravada, ela está e sempre estará guardada em nossos corações como uma coisa mágica, que nos traz alegria até hoje. Parabéns Roberto,Carlos, Maria, Ramón, Florinda, Rubén,

 Edgar, Angelines, Raúl e Horácio por nos trazerem tudo isto que poucas coisas conseguem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário